446 visitas - Fonte: Plantão Brasil
A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) formou maioria nesta terça-feira (6) para aceitar a denúncia contra a bolsonarista Débora Rodrigues dos Santos, acusada de pichar a frase "Perdeu, mané" na estátua da Justiça durante os atos antidemocráticos de 8 de janeiro de 2023.
Débora está detida desde março de 2023, como parte da oitava fase da Operação Lesa Pátria, liderada pela Polícia Federal. A apoiadora do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) foi denunciada pela Procuradoria-Geral da República (PGR) por crimes como associação criminosa, tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, tentativa de golpe de Estado e dano qualificado contra o patrimônio da União.
O julgamento da denúncia está ocorrendo no plenário virtual do STF e será concluído até esta sexta-feira (9). O ministro Alexandre de Moraes, relator do caso, afirmou em seu voto que a acusação apresentou de forma clara todos os requisitos necessários para o processo.
A frase "Perdeu, mané" foi pronunciada pelo presidente do STF, ministro Luís Roberto Barroso, em novembro de 2022, quando foi confrontado por bolsonaristas durante um evento em Nova York, nos Estados Unidos. A expressão ganhou destaque entre apoiadores de Bolsonaro e foi usada como símbolo de provocação.
A decisão de levar à frente a denúncia contra Débora Rodrigues dos Santos reforça o compromisso do STF em punir ações que atentem contra a democracia e a ordem institucional. O processo serve como alerta para aqueles que tentam desestabilizar o Estado de Direito no Brasil.
Com informações do DCM
Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.