1620 visitas - Fonte: Plantão Brasil
A decisão do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF-1) de cassar, por unanimidade, a liminar que protegia o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, foi celebrada nas redes sociais. Essa decisão permite que a Comissão de Ética Pública da Presidência retome a investigação sobre a possível manutenção de offshore por Campos Neto no exterior.
A investigação ganhou força após os Pandora Papers revelarem detalhes sobre contas e investimentos em paraísos fiscais de várias figuras públicas. A Comissão de Ética havia começado a investigar Campos Neto em 2019, mas o processo foi interrompido por uma liminar que ele obteve no ano passado. Campos Neto argumentou que a investigação violava a autonomia administrativa e gerencial do Banco Central, conforme definido pela lei complementar de 2021.
Com a nova decisão, a Comissão de Ética pode continuar sua apuração, que busca esclarecer as suspeitas de irregularidades financeiras. Internautas, críticos ao bolsonarismo e defensores de um governo mais transparente, veem essa retomada como um passo importante para a responsabilização de figuras públicas que se valem de brechas legais para manter ativos no exterior.
A notícia gerou reações positivas, com muitos destacando a importância de uma ética rigorosa na administração pública. A continuidade dessa investigação é vista como uma vitória para a transparência e o combate a práticas que possam comprometer a integridade das instituições.
Veja a repercussão:
CAMPOS NETO INVESTIGADO https://t.co/KWcWMVFF0H
— Rita Lima????1??3?????? (@rita_limac63) August 8, 2024
?????? ESSA É EXPLOSIVA.
— Sérgio A J Barretto (@SergioAJBarrett) August 8, 2024
O Roberto Campos Neto Será Agora INVESTIGADO por Ter Empresas em Paraísos Fiscais LUCRANDO COM AS TAXAS DE JUROS Definidas pelo Banco Central, que ele Preside.
Mas Assim Fica Fácil GANHAR MILHÕES pic.twitter.com/0bcsyjLEkk
??URGENTE: Presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto será investigado por manter empresas em paraísos fiscais e lucrar com investimentos remunerados pela taxa Selic, afirma o Deputado Federal @lindberghfarias (PT-RJ). Dito isso, será que consigo 100 comentários com CAMPOS… pic.twitter.com/LToLnrJcBv
— PESQUISAS E ANÁLISES ELEIÇÕES (@pesquisas_elige) August 8, 2024
??TRF-1 derruba liminar e Roberto Campos Neto será investigado por supostamente manter dinheiro em paraísos fiscais no exterior e empreender um esquema para lucrar com a taxa básica de juros (Selic) elevada.
— Ricardo (@GiardiniNoronha) August 8, 2024
GRANDE DIA! CAMPOS NETO INVESTIGADO pic.twitter.com/hHREpmHyW8