558 visitas - Fonte: Plantão Brasil
A Polícia Federal (PF) iniciou uma investigação sobre a contratação, sem licitação, da empresa israelense Cognyte pela Polícia Rodoviária Federal (PRF). A apuração busca esclarecer o uso de softwares de espionagem durante as eleições de 2022, no governo Bolsonaro, levantando suspeitas de irregularidades e práticas ilegais.
A investigação teve início após a Corregedoria da PRF fornecer informações que indicam uma disputa interna entre simpatizantes de Jair Bolsonaro e petistas dentro da corporação. Entre as suspeitas está uma viagem de 2018 para Tel Aviv, Israel, financiada pela PRF para o então diretor-geral Renato Antônio Borges Dias e sua esposa, Silvania Barros. A PRF alegou que a viagem ocorreu durante as férias de Dias, mas não esclareceu o motivo da visita à Cognyte.
Além disso, a PRF enviou uma equipe para uma missão oficial em Israel, focada no intercâmbio de conhecimento em segurança de fronteiras, da qual Renato Dias não participou. A corporação afirmou que não discutiu a contratação de softwares ou equipamentos nessa missão e negou ter feito negociações com a Cognyte para esses itens.
A investigação está ligada a um inquérito no Supremo Tribunal Federal (STF) que examina a possível existência de uma “Abin paralela” durante o governo Bolsonaro. O inquérito investiga o uso de softwares de espionagem pela PRF nas eleições de 2022, similares aos da Abin, para fins de monitoramento político.
Em 2018, a PRF no Rio de Janeiro adquiriu um software da Cognyte por R$ 5 milhões, e o contrato foi renovado em 2021 para a sede em Brasília, atualizando o sistema Webint para o Orbis. A PF agora verifica se outros softwares da Cognyte foram usados, incluindo programas para rastreamento em tempo real de celulares, como o First Mile.
Essa investigação destaca as preocupações sobre o uso indevido de tecnologia para fins de espionagem e o impacto potencial em processos eleitorais, reforçando a necessidade de transparência e legalidade nas operações de segurança pública.
Com informações do DCM
Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.