471 visitas - Fonte: Plantão Brasil
Em meio ao retorno dos trabalhos no Congresso, onde a oposição busca discutir a PEC das Drogas para as eleições municipais, Jair Bolsonaro (PL) divulgou um vídeo falso nas redes sociais nesta segunda-feira (12) para atacar propostas progressistas relacionadas às drogas. A ação é mais uma tentativa de manipular a opinião pública com informações falsas, tática comum em sua estratégia política.
No vídeo, Bolsonaro critica os partidos de esquerda, como PT e PSOL, acusando-os de defenderem a liberação irrestrita das drogas, uma afirmação infundada. Ele compartilhou imagens de uma mulher que se apresenta como viciada em crack, alegando ser médica e ter abandonado sua família devido à dependência química. No entanto, as alegações são falsas, e não há registro da suposta médica nos conselhos de medicina.
Bolsonaro acusa a esquerda de querer transformar a população em "zumbificados, mutilados, despersonalizados e dependentes", uma retórica mentirosa que distorce o debate sobre políticas de drogas. Essa narrativa enganosa tem sido usada repetidamente por Bolsonaro para demonizar adversários políticos e inflamar sua base de apoiadores.
As imagens do vídeo, que circulam desde 2015 em grupos de extrema direita, são frequentemente usadas em campanhas eleitorais para espalhar desinformação sobre o tema das drogas. Agências de checagem já desmentiram a autenticidade do vídeo e o número de registro médico citado não existe nos conselhos de medicina.
Essa estratégia de desinformação é uma ameaça à democracia e busca desviar o foco de discussões legítimas sobre políticas públicas de drogas, que visam tratar o tema de forma responsável e baseada em evidências. A disseminação de fake news é uma tática que prejudica o debate democrático e busca enganar os eleitores.

Com informações da Fórum
Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.