532 visitas - Fonte: Plantão Brasil
O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), ordenou nesta quarta-feira (14) a prisão dos blogueiros Allan dos Santos e Oswaldo Eustáquio, conhecidos aliados do ex-presidente Jair Bolsonaro. A decisão foi tomada após a Polícia Federal apresentar ao STF provas de que os dois estavam utilizando as redes sociais para atacar policiais federais envolvidos em investigações ligadas ao tribunal.
Os dois blogueiros, que estão fora do Brasil — Allan dos Santos nos Estados Unidos e Oswaldo Eustáquio na Espanha — são investigados por diversos crimes. Allan dos Santos enfrenta acusações de obstrução de Justiça, ameaça e crimes contra a honra. Já Oswaldo Eustáquio é investigado por corrupção de menores, por supostamente usar o perfil de sua filha para fazer postagens ilícitas. Na manhã desta quarta-feira, a casa da ex-mulher de Eustáquio, em Brasília, foi alvo de buscas, com a presença do Conselho Tutelar acompanhando a ação.
Além disso, Moraes também autorizou buscas na residência do youtuber e influenciador de direita Ed Raposo, no Espírito Santo. A Polícia Federal afirma que os investigados usavam perfis de crianças e adolescentes nas redes sociais para ocultar a autoria de postagens criminosas, aproveitando-se do fato de que menores de idade não podem ser responsabilizados criminalmente.
A operação, nomeada "Disque 100", faz referência ao serviço de denúncias de violações de direitos humanos do Ministério dos Direitos Humanos. Ao todo, foram cumpridas nove medidas cautelares e dois mandados de busca no Rio de Janeiro, Espírito Santo, Amazonas e Distrito Federal, como parte das investigações do STF sobre a atuação de blogueiros e políticos bolsonaristas contra a democracia.
Com informações do G1
Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.