677 visitas - Fonte: Plantão Brasil
Uma pesquisa recente do Datafolha, encomendada pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública e pela Folha de S.Paulo, revela uma alarmante realidade: a cada hora, mais de 4 mil brasileiros são alvos de tentativas de golpes financeiros através de aplicativos de mensagens e ligações telefônicas. Esse crescente problema destaca a necessidade urgente de medidas eficazes de proteção e conscientização para que a população possa identificar e evitar fraudes.
Os golpistas geralmente se passam por representantes de bancos, administradoras de cartões de crédito ou lojas, enviando mensagens que simulam transações suspeitas, como “Sua compra foi aprovada no valor de R$ 4.999” ou “Sua transação foi rejeitada, entre em contato para desbloquear”. Essas táticas visam enganar as vítimas, fazendo-as acreditar que estão lidando com instituições legítimas.
Casos como o de Valnir Antonio Carlos Júnior, que desconfiou de uma mensagem sobre uma compra suspeita, e Ana Cláudia Almeida, abordada com uma oferta falsa de suporte bancário, ilustram como essas fraudes afetam brasileiros de diferentes perfis. Eduardo Santos de Pontes e a estudante Bruna Manga também relataram terem sido vítimas de boletos falsos e sites fraudulentos, respectivamente.
A pesquisa mostra que 25% dos brasileiros foram alvo de golpes virtuais no último ano, resultando em mais de 4,6 mil tentativas por hora. Luiz Augusto D`Urso, advogado especializado em crimes cibernéticos, recomenda que as pessoas sejam extremamente cautelosas ao fornecer informações bancárias e sempre confirmem a veracidade de contatos suspeitos através de canais oficiais. Além disso, com o aplicativo “Celular Seguro”, lançado pelo governo federal, usuários podem bloquear seus aparelhos em caso de roubo, uma ferramenta que já beneficiou mais de 2 milhões de pessoas.
Com informações do DCM
Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.