805 visitas - Fonte: PlantãoBrasil
Os ensinos fundamental e médio no Brasil estão mostrando sinais de recuperação após a pandemia, especialmente nos anos iniciais do ensino fundamental (1º ao 5º ano), onde o país alcançou a meta de seis pontos no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) de 2023. Esse valor é comparável ao desempenho de nações desenvolvidas, conforme os padrões do Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (Pisa) da OCDE.
Nos anos finais do ensino fundamental (6º ao 9º ano), o Brasil obteve 5 pontos, abaixo da meta de 5,5, mas ainda assim uma melhora em relação ao período pré-pandêmico de 2019, quando a nota foi 4,9 pontos. Em 2021, influenciado pelas políticas educativas adotadas durante a pandemia, o índice chegou a 5,1 pontos.
O ensino médio também apresentou avanços, com uma pontuação de 4,3 em 2023, embora ainda aquém da meta de 5,2. Esse resultado representa uma leve melhoria em relação aos 4,2 pontos registrados em 2019 e 2021.
O Ideb é a principal ferramenta de monitoramento da qualidade da educação básica no Brasil, avaliando a aprovação e o desempenho dos estudantes em língua portuguesa e matemática, além de outros indicadores de fluxo escolar. O ministro da Educação, Camilo Santana, destacou a importância do Ideb como guia para as decisões e políticas educacionais no país, assegurando que ele define as prioridades para melhorar a educação básica.
Com informações da Agência Brasil
Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.