452 visitas - Fonte: Plantão Brasil
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) declarou nesta quinta-feira (15) que "ainda não" reconheceu a vitória de Nicolás Maduro nas eleições da Venezuela, destacando que o presidente venezuelano "deve uma explicação ao mundo". Durante entrevista à Rádio T, em Curitiba, Lula afirmou que Maduro está ciente de suas obrigações diante da comunidade internacional.
Lula sugeriu que, se Maduro agir com "bom senso", deveria convocar novas eleições, sob a supervisão de observadores internacionais. O presidente brasileiro enfatizou que não pode tomar uma decisão "precipitada" sobre o reconhecimento do resultado eleitoral. Ele propôs que Maduro convoque novas eleições, permitindo a participação de todos os candidatos e a presença de observadores internacionais, garantindo transparência no processo.
O Brasil, em conjunto com a Colômbia e o México, está liderando negociações para facilitar o diálogo entre o oposicionista Edmundo González Urrutia e Nicolás Maduro, declarado vencedor pelo Conselho Nacional Eleitoral (CNE) da Venezuela. A ideia de novas eleições, funcionando como um possível segundo turno, foi sugerida a Lula pelo assessor especial da presidência, Celso Amorim, e está em fase de desenvolvimento.
Lula também revelou que manteve conversas com os presidentes da Colômbia, Gustavo Petro, e do México, Andrés Manuel López Obrador, buscando uma solução para o impasse. Ele ressaltou que não pode se precipitar ao tomar uma decisão, afirmando que quer ver os resultados claros antes de qualquer posicionamento.
Com informações do DCM
Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.