867 visitas - Fonte: Plantão Brasil
A taxa de desemprego no Brasil apresentou queda em 15 estados durante o segundo trimestre de 2024, de acordo com dados divulgados nesta quinta-feira (15) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) Contínua Trimestral mostrou que apenas 11 estados e o Distrito Federal mantiveram suas taxas estáveis em relação ao primeiro trimestre de 2024.
Entre os estados que registraram redução no desemprego, destacam-se Santa Catarina, Rio de Janeiro, Goiás, Minas Gerais e São Paulo. Essas quedas são reflexo de políticas públicas eficientes e de uma recuperação econômica que, gradualmente, está aquecendo o mercado de trabalho. Por outro lado, estados como Pernambuco, Distrito Federal e Rio Grande do Norte mantiveram suas taxas de desemprego estáveis.
Os estados com os maiores índices de desemprego continuam sendo Pernambuco (11,5%), Bahia (11,1%) e Distrito Federal (9,7%), enquanto as menores taxas foram registradas em Santa Catarina (3,2%), Mato Grosso (3,3%) e Rondônia (3,3%). No comparativo com o mesmo período do ano passado, 15 estados apresentaram redução significativa nas taxas de desemprego, o que demonstra um avanço importante na luta contra o desemprego no país.
O IBGE também informou que a taxa de desemprego nacional caiu para 6,9% no trimestre encerrado em junho, comparado a 7,9% no trimestre anterior e 8% no mesmo período de 2023. Esse é o melhor resultado para um trimestre encerrado em junho desde 2014. O número de pessoas ocupadas atingiu 101,8 milhões, o maior desde o início da série histórica em 2012, com um crescimento de 3% em relação ao ano anterior.
Adriana Beringuy, coordenadora de pesquisas domiciliares do IBGE, destacou que o desempenho positivo de 2023, com menos impacto da pandemia, preparou o terreno para a economia continuar aquecida em 2024. Entre as mulheres, a taxa de desemprego caiu de 9,8% para 8,6%, e entre os homens, de 6,5% para 5,6%.
Com informações do DCM
Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.