1396 visitas - Fonte: PlantãoBrasil
A rede social X, anteriormente conhecida como Twitter, anunciou neste sábado (17) o fechamento de seu escritório no Brasil após diversas recusas em cumprir ordens judiciais emitidas pelo ministro do STF Alexandre de Moraes. A plataforma continuará disponível no país, mas a decisão de encerrar as operações locais foi duramente criticada por João Brant, secretário nacional de Políticas Digitais da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República.
Em suas redes sociais, Brant classificou a atitude de Elon Musk, proprietário do X, como "patética" e sugeriu que o bilionário estaria forçando uma situação em que o STF teria de tomar medidas mais severas contra a rede social. Segundo Brant, a empresa vinha ignorando intimações judiciais e, ao fechar o escritório, tenta transferir o ônus político ao Supremo.
Moraes, por sua vez, intensificou as sanções contra a plataforma, aumentando as multas para R$ 200 mil por perfil não bloqueado, acumulando um total de R$ 300 mil até o momento. A empresa tem até cinco dias para pagar as penalidades aplicadas.
Como mostra a ordem judicial publicada pelo próprio Twitter/X, a empresa vinha ignorando ordens judiciais e fugindo das intimações. Atitude patética para uma empresa que controla esta plataforma com o tamanho que tem no Brasil. Agora fecham o escritório (segue)
— João Brant (@joaobrant) August 17, 2024