826 visitas - Fonte: PlantãoBrasil
Neste sábado (17), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva se reuniu com 35 dirigentes do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), marcando o primeiro encontro desse tipo em seu terceiro mandato. Durante a reunião, foram discutidas a desburocratização do crédito para o campo e o assentamento de famílias, temas centrais para o movimento, que atualmente tem 65 mil famílias acampadas esperando solução.
Ministros presentes no encontro, como Paulo Teixeira (Desenvolvimento Agrário) e Márcio Macêdo (Secretaria Geral), informaram que uma nova reunião está agendada para daqui a 30 ou 40 dias, com o intuito de avaliar o progresso das demandas apresentadas. João Paulo Rodrigues, dirigente do MST, destacou que Lula reafirmou seu compromisso com a reforma agrária, demonstrando entusiasmo em encontrar soluções para as questões do campo.
Além das discussões, o encontro teve momentos simbólicos, como o presente de produtos da Reforma Agrária e o plantio de mudas de árvores trazidas de assentamentos do MST espalhados por todos os biomas do Brasil. Esse gesto simboliza a preocupação do movimento com a crise ambiental e o esforço em encontrar soluções populares para o problema.
O MST também expressou sua preocupação com a situação no Rio Grande do Sul após as enchentes que atingiram o estado. Nove assentamentos foram afetados, incluindo cooperativas que produzem o maior volume de arroz agroecológico da América Latina. As famílias perderam mais de dois mil hectares de arroz devido às inundações.
Com informações do Brasil247
Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.