Comitê de Crise em Paraisópolis reage a abusos contínuos da Polícia de Tarcísio

Portal Plantão Brasil
19/8/2024 11:28

Comitê de Crise em Paraisópolis reage a abusos contínuos da Polícia de Tarcísio

0 0 0 0

755 visitas - Fonte: Plantão Brasil

A favela de Paraisópolis, em São Paulo, cenário do trágico "Massacre de Paraisópolis" em 2019, está vivenciando um aumento preocupante na violência policial, segundo relatos dos moradores. Muitos afirmam que as ações das forças de segurança são motivadas por um sentimento de "vingança", conforme reportado pelo Globo.

No início de agosto, vídeos registrados pela comunidade revelaram cenas alarmantes: um policial é visto derrubando uma moto em uma rua vazia; em outro, policiais arrastam um homem, jogando-o contra uma viatura e o agredindo com cassetetes; em um terceiro vídeo, três policiais abordam duas mulheres, e um deles atinge a cabeça de uma delas com sua arma, mesmo após a vítima já estar caída no chão.

Uma pesquisa divulgada em junho aponta que o 16º Batalhão da PM, responsável pelo massacre que resultou na morte de nove jovens e deixou outros 12 feridos, é o mais letal de São Paulo. O estudo, realizado pelo Centro de Antropologia e Arqueologia Forense (CAAF) da Unifesp e pelo Núcleo Especializado de Cidadania e Direitos Humanos da Defensoria Pública, revelou que esse batalhão foi responsável por 337 mortes entre 2013 e 2023, superando todos os outros 30 batalhões da cidade em letalidade policial.

A Secretaria de Segurança Pública, em nota, afirmou que a Operação Impacto Paz e Proteção é realizada de forma contínua em todas as regiões de São Paulo, com o objetivo de combater atividades ilícitas, manter a ordem pública e garantir a segurança da população. Segundo a nota, em Paraisópolis, essa operação permitiu a apreensão de mais de 600 quilos de drogas, 11 armas de fogo e a captura de 22 procurados por crimes diversos.

Apesar dessas declarações, moradores denunciam que os agentes não respeitam nem o horário de saída das crianças da escola. Frente a esses abusos, ativistas, líderes comunitários e deputados de partidos de esquerda formaram o "Comitê de Crise Paraisópolis Exige Respeito" para exigir uma resposta das autoridades.





Entre os casos de violência mais recentes, está o de Lucas de Assis, de 22 anos, que foi morto a tiros após sair de casa para ver futebol com um amigo. Outro caso trágico envolve o menino Kauã Veríssimo Felix, de 7 anos, que perdeu a visão do olho direito após ser atingido por um estilhaço de bala durante uma ação policial enquanto estava com sua mãe.

Com informações do DCM

Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net



APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!

Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.



O Plantão Brasil é um site independente. Se você quer ajudar na luta contra o golpismo e por um Brasil melhor, compartilhe com seus amigos e em grupos de Facebook e WhatsApp. Quanto mais gente tiver acesso às informações, menos poder terá a manipulação da mídia golpista.


Últimas notícias

Notícias do Flamengo Notícias do Corinthians