1969 visitas - Fonte: PlantãoBrasil
O presidente da Colômbia, Gustavo Petro, decretou a proibição das exportações de carvão colombiano para Israel, em uma medida que visa impedir que recursos do país sul-americano sejam utilizados no aparato militar israelense. A decisão ocorre em meio a acusações de genocídio contra o povo palestino, feitas por Bogotá.
"O carvão colombiano está sendo utilizado para fabricar bombas que matam crianças na Palestina", afirmou Petro em suas redes sociais, justificando a decisão tomada no último domingo (18). A proibição já havia sido anunciada em junho, mas ganhou força após a intensificação dos ataques de Israel contra a Faixa de Gaza.
Desde o início da guerra em Gaza, em 7 de outubro, quando grupos militantes palestinos lançaram uma operação de retaliação contra a ocupação israelense, a violência tem escalado. Israel, em resposta, impôs um cerco quase total à região, limitando drasticamente o fornecimento de alimentos, medicamentos, eletricidade e água ao território palestino.
Segundo dados oficiais, a ofensiva israelense já resultou na morte de pelo menos 40.099 palestinos em Gaza, com a maioria das vítimas sendo mulheres, crianças e adolescentes. Além disso, mais de 92.609 palestinos ficaram feridos durante os ataques.
Com informações do X
Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.