491 visitas - Fonte: Plantão Brasil
Preocupado com a segurança e sigilo das comunicações na alta cúpula do governo, Ricardo Cappelli, presidente da ABDI (Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial), decidiu abrir uma licitação para contratar empresas nacionais que ofereçam aplicativos de mensagens semelhantes ao WhatsApp. Essa medida busca evitar os frequentes vazamentos de conversas por aplicativos estrangeiros.
Cappelli, que já foi secretário-executivo do Ministério da Justiça antes de Flávio Dino assumir o cargo de ministro do Supremo Tribunal Federal, agora lidera a ABDI, uma agência vinculada ao Ministério da Indústria. Ele argumenta que o governo federal e outros poderes da União não deveriam depender de plataformas estrangeiras para a troca de informações sensíveis.
A decisão ganhou ainda mais relevância após recentes episódios envolvendo vazamentos de conversas, como no caso do ministro do STF Alexandre de Moraes. Há suspeitas sobre a legalidade de atos praticados por Moraes ao utilizar relatórios do TSE para fundamentar decisões contra bolsonaristas no inquérito das fake news em 2022.
Cappelli já considerava essa medida quando estava no Ministério da Justiça, onde discutia a possibilidade de contratar uma plataforma própria para as forças de segurança, incluindo a Polícia Federal. "Alguém tem de ser o primeiro", afirmou o presidente da ABDI ao Painel S.A.
Com informações da Folha de SP
Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.