1169 visitas - Fonte: Plantão Brasil
Na última terça-feira (20), uma reunião na sede do Supremo Tribunal Federal (STF) que contou com a presença das lideranças dos três poderes foi marcada por momentos de tensão entre o presidente da Câmara, Arthur Lira, e o ministro da Casa Civil, Rui Costa. O encontro reuniu representantes do Senado, da Câmara e ministros do governo, incluindo Jorge Messias, advogado-geral da União, e os 11 ministros do STF.
Durante o encontro, que durou cerca de três horas, Rui Costa expressou sua preocupação com o aumento das emendas parlamentares, destacando que esse crescimento estava limitando os recursos discricionários do governo — ou seja, os recursos que o Executivo pode gerir livremente. Costa chegou a alertar que, se a situação continuasse, "daqui a pouco o Congresso vai ficar com 100% das discricionárias".
Arthur Lira não deixou a crítica passar em branco e questionou o governo sobre o envio de recursos dos ministérios para estados onde os ministros têm origem. Lira mencionou especificamente os ministros da Agricultura, Carlos Fávaro (PSD), e das Cidades, Jader Filho (MDB), criticando a falta de transparência do Executivo. “E os ministros da Agricultura e das Cidades, que enviaram metade dos recursos das emendas para os seus próprios Estados?”, provocou Lira.
Apesar do clima de troca de farpas, o encontro foi descrito por outros participantes como cordial. Um ministro do STF afirmou que, apesar das "alfinetadas", o resultado foi positivo para evitar uma crise institucional mais grave. Um dos principais pontos discutidos foi o fim da prática das "rachadinhas" nas emendas de bancada, uma decisão posteriormente confirmada pelo STF.
Embora as divergências sobre o controle das emendas parlamentares permaneçam, o encontro representou um avanço nas negociações entre o Executivo e o Legislativo. Reuniões futuras, previstas para os próximos 10 dias, devem definir o destino dos recursos das emendas de comissão.
Ao final, o clima melhorou, com o encerramento do encontro em tom mais descontraído, com direito a um almoço onde, segundo relatos, até algumas piadas foram trocadas entre os presentes.
Com informações do DCM
Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.