450 visitas - Fonte: Plantão Brasil
O Ministério da Justiça anunciou que, a partir da próxima segunda-feira (26), irá impor restrições mais severas à entrada de imigrantes que não possuam visto para ingressar no Brasil. A medida surge em meio a denúncias de que o país tem sido utilizado como rota para organizações criminosas envolvidas no tráfico de pessoas.
Essa decisão foi baseada em um relatório da Polícia Federal (PF), ao qual a TV Globo teve acesso exclusivo. A investigação revela que a maioria dos imigrantes que solicitam refúgio no Brasil não apresenta motivos legítimos para tal, utilizando o país como passagem para acessar ilegalmente os Estados Unidos e o Canadá.
A maior parte desses imigrantes provém do Sul da Ásia e de países africanos. De acordo com o secretário Nacional de Justiça, Jean Uema, quem solicitar refúgio no Brasil precisará comprovar que está sendo perseguido em seu país de origem para ter sua entrada autorizada. Caso contrário, será inadmitido.
A nova medida afetará apenas os imigrantes vindos de países que exigem visto para entrada no Brasil. Aqueles que chegam de países isentos dessa exigência não serão impactados. A decisão visa impedir que o Brasil continue sendo utilizado como rota de contrabando de imigrantes e tráfico de pessoas.
Desde janeiro de 2023, mais de 8 mil imigrantes solicitaram refúgio no Aeroporto Internacional de Guarulhos, em São Paulo, mas apenas 117 desses pedidos permanecem ativos no sistema migratório brasileiro. A maioria já deixou o país ou está em situação irregular.
A Defensoria Pública da União (DPU) alerta que a ausência de um visto de trânsito facilita o uso do Brasil por criminosos. Para o defensor João Chaves, é necessário que o combate ao tráfico de pessoas seja feito com foco nos Direitos Humanos, protegendo as vítimas e reprimindo os coiotes que organizam o contrabando de imigrantes.
Com informações do G1
Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.