1196 visitas - Fonte: Plantão Brasil
O governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) publicou nesta quinta-feira (22) uma medida provisória que destina R$1,97 bilhão para abater dívidas de trabalhadores rurais no Rio Grande do Sul, segundo informações do G1. Esse montante será utilizado para cobrir os descontos oferecidos pelos bancos antes das enchentes de maio, que foram as maiores da história do estado. A iniciativa faz parte de um pacote de ajuda do governo federal para amenizar os impactos dessa tragédia.
Anteriormente, em junho, o governo já havia publicado uma medida provisória que autorizava bancos, cooperativas e outras instituições financeiras a concederem descontos nas parcelas dos empréstimos contratados por esses produtores, desde que os contratos fossem firmados antes das chuvas. A nova medida provisória agora garante o crédito extraordinário necessário para cobrir esses descontos, complementando os valores pagos pelos produtores aos credores.
Os descontos serão aplicados apenas para aqueles produtores que perderam pelo menos 30% de suas safras em decorrência das enchentes. Eles têm até o dia 10 de setembro para solicitar os descontos e formalizar as negociações com as instituições financeiras.
Na última quarta-feira (21), o presidente Lula se reuniu com o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB), para discutir a reconstrução do estado. Após o encontro, Leite voltou a criticar o governo federal, apontando um "descompasso" entre as ajudas anunciadas e os recursos efetivamente recebidos.
Com informações do Brasil 247
Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.