5770 visitas - Fonte: Plantão Brasil
O Partido dos Trabalhadores entrou com duas ações contra Valdemar Costa Neto, presidente do PL e um dos principais porta-vozes do bolsonarismo. O motivo foi a acusação mentirosa feita em evento em Itu (SP), no último sábado (13), quando ele afirmou que “um povo do PT” teria iniciado os atos golpistas de 8 de janeiro de 2023 — episódio protagonizado por bolsonaristas que depredaram as sedes dos Três Poderes.
As petições foram protocoladas nesta quarta-feira (17) no Tribunal de Justiça do Distrito Federal. No âmbito criminal, na 6ª Vara, o PT moveu queixa-crime por difamação, pedindo a aplicação da pena máxima prevista em lei. Já na esfera cível, na 5ª Vara, a sigla cobra indenização de R$ 30 mil por danos morais, destacando que a fala de Valdemar feriu a honra do partido e exigindo que ele apresente provas de suas alegações.
Durante o evento, Valdemar admitiu que houve “planejamento de golpe”, mas tentou livrar o bolsonarismo da culpa pelo ataque terrorista do 8 de janeiro. Segundo ele, “aquela bagunça não foi golpe” e teria sido “preparada pelo PT”. O dirigente ainda falou em supostas filmagens de petistas deixando o local, repetindo uma narrativa já desmentida inúmeras vezes.
A peça apresentada pelo PT enfatiza que a acusação de Valdemar não encontra respaldo em nenhum fato, e lembra que a versão de “infiltrados petistas” já foi exaustivamente desmontada pela imprensa e por investigações oficiais.
Dois dias antes, o prefeito de Araraquara e ex-ministro Edinho Silva já havia antecipado que o partido acionaria a Justiça contra o presidente do PL. Agora, as ações devem tramitar em paralelo no TJDFT, reforçando a disposição do PT em não deixar impunes as fake news e as calúnias utilizadas para tentar distorcer a responsabilidade da extrema-direita nos crimes de 8 de janeiro.
Com informações do Brasil 247
Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.