517 visitas - Fonte: PlantãoBrasil
A ministra da Secretaria de Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann (PT), comemorou com entusiasmo os novos dados históricos do mercado de trabalho brasileiro. Após a divulgação da PNAD Contínua do IBGE, que mostrou a taxa de desemprego recuando para 5,2% no trimestre encerrado em novembro – o menor nível desde o início da série, em 2012 –, Gleisi classificou o resultado como “mais um recorde histórico e uma grande notícia para o Brasil”. Em publicação nas redes sociais, a ministra diretamente associou a conquista à política econômica do governo Lula. “Resultado do compromisso do presidente Lula com uma vida melhor para a população. Que venham mais notícias tão boas no ano que vai começar. Feliz 2026, Brasil!”, escreveu.
Os números detalhados confirmam um fortalecimento abrangente do mercado de trabalho. Além da queda no número de desocupados para 5,6 milhões, o menor contingente já registrado, a população ocupada atingiu a marca inédita de 103,0 milhões de pessoas. A melhora na qualidade do emprego também se fez presente, com recuos na taxa de subutilização da força de trabalho (para 13,5%) e na taxa de informalidade (para 37,7%).
O avanço mais direto na vida dos trabalhadores veio pelo aumento da renda: o rendimento real habitual médio atingiu o pico da série histórica, em R$ 3.574, e a massa total de rendimentos pagos também chegou a um recorde, de R$ 363,7 bilhões. O conjunto de indicadores positivos fecha 2025 com otimismo e serve de base para a expectativa do governo de que 2026 será um ano de prosperidade ainda maior para a população.
Estamos fechando o ano com a notícia de que o índice de desemprego caiu em novembro a 5,2%. É mais um recorde histórico e uma grande notícia para o Brasil. Resultado do compromisso do presidente @LulaOficial com uma vida melhor para a população. Que venham mais notícias tão boas…
— Gleisi Hoffmann (@gleisi) December 30, 2025