Dilma: Pronatec será um de meus 'principais legados'

Portal Plantão Brasil
8/5/2014 13:15

Dilma: Pronatec será um de meus 'principais legados'

0 0 0 0

1055 visitas - Fonte: Brasil 247

Presidente Dilma Rousseff reforça canal direto com a população ao responder, pela segunda vez em 15 dias, a perguntas de internautas pelo Facebook; desta vez o tema foi Pronatec, programa do governo federal que oferece cursos de ensino técnico; Dilma anunciou que até o final deste mês apresentará o Pronatec 2.0, com novos cursos, e que o programa vai se tornar uma política de estado; "o Pronatec sem dúvida será um dos principais legados que nós deixaremos", declarou a presidente no evento online batizado de 'Face to Face'



A presidente Dilma Rousseff reforçou seu canal de comunicação direto com a população ao realizar, nesta manhã, um novo evento online pelo qual responde a perguntas dos usuários na rede social Facebook. Batizada de Face to Face, a entrevista aborda desta vez o Pronatec (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego).



As perguntas e respostas foram respondidas pela própria presidente em tempo real na página oficial do Palácio do Planalto no Facebook. "Nós estamos construindo 208 novos campi de institutos federais de educação tecnológica por todo o Brasil", declarou hoje. O Pronatec foi criado em 2011 pelo governo federal com o objetivo de ampliar a oferta de cursos de educação profissional e tecnológica.



A presidente afirmou ainda, durante o Face to Face, que o programa de ensino técnico deverá ser um dos "principais legados" de seu governo, junto com outras iniciativas na área da Educação. "O Pronatec sem dúvida será um dos principais legados que nós deixaremos, junto com o programa das 6 mil creches, Alfabetização na Idade Certa, as 60 mil escolas de tempo integral, os ônibus do Caminho da Escola".



Dilma mencionou também "o caminho de oportunidades para a educação superior", com o "Enem: o aumento das vagas nas universidades federais, junto com a lei de cotas; o acesso a universidade privada com o Prouni; a ampliação para 1,6 milhão contratos de financiamento para educação superior; o Ciência sem Fronteiras, levando a 101 mil bolsas concedidas até o final de 2014, para que estudantes brasileiros tenham acesso às melhores universidades no exterior".



Essa é a segunda vez em menos de 15 dias que a presidente participa desse tipo de atividade por redes sociais. A primeira foi no dia 24 de abril, quando respondeu a perguntas sobre o Marco Civil da Internet. Na ocasião, Dilma bateu recorde de engajamento na rede social, ao alcançar um público de 700 mil pessoas.



Abaixo, reportagem da Agência Brasil:



Dilma diz que vai lançar Pronatec 2.0, com a inclusão de novos cursos



Yara Aquino - A presidenta Dilma Rousseff disse hoje (8) que até o final deste mês apresentará o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) 2.0, que vai incluir cursos para melhorar a gestão de microempreendedores individuais e pequenos empresários. A presidenta também informou que o Pronatec vai se tornar uma política de estado.



Dilma respondeu a perguntas de internautas sobre o programa pelo Facebook, em um evento online batizado de Face to Face com Dilma (#FaceToFaceDilma), na página do Palácio do Planalto, na rede social.



"Neste novo Pronatec, devido as demandas que recebemos no primeiro, iremos também incluir cursos para melhorar a gestão de microempreendedores individuais e pequenos empresários", respondeu a presidenta. "O Pronatec vai se tornar sim uma política de estado, porque este programa é um dos pilares da política educacional de todo e qualquer país desenvolvido" ", acrescentou.



Em resposta a internauta, a presidenta disse que os cursos são ofertados de acordo com as necessidades do mercado de trabalho da região, e que está sendo desenvolvida com o Ministério do Trabalho, uma ação de intermediação de mão de obra entre os que querem trabalhar e os que precisam dos trabalhadores.



Dilma escreveu ainda sobre a importância da qualificação profissional para o desenvolvimento do país. "O aumento da produtividade no Brasil requer a adoção de melhorias em processos e produtos. Para isso, a formação profissional é um elemento fundamental", disse.



O Pronatec foi criado em 2011 pelo governo federal com o objetivo de ampliar a oferta de cursos de educação profissional e tecnológica. Até 2014, a meta é oferecer 8 milhões de matrículas em cursos técnicos, de formação inicial e continuada. De acordo com a presidenta, o programa contabiliza atualmente 6,89 milhões de matrículas, e o governo federal investe no Pronatec atual R$ 14 bilhões até o final de 2014. "Portanto, temos a certeza que chegaremos aos 8 milhões, se não a um pouco mais", registrou.



A conversa online durou cerca de uma hora, teve aproximadamente 470 manifestações entre perguntas e comentários e somou mais de 545 curtidas e 154 compartilhamentos. Os internautas fizeram elogios e críticas ao programa e também manifestações sobre outros assuntos como a qualidade da educação no país e o Programa Luz para Todos.



Sobre o Pronatec



O Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego foi criado pelo governo federal em 2011 e busca ampliar a oferta de cursos de educação profissional e tecnológica.



Entre os objetivos do Pronatec estão expandir, interiorizar e democratizar a oferta de cursos de educação profissional técnica de nível médio e de cursos de formação inicial e continuada ou qualificação profissional presencial e a distância; construir, reformar e ampliar as escolas que ofertam educação profissional e tecnológica nas redes estaduais; aumentar as oportunidades educacionais aos trabalhadores por meio de cursos de formação inicial e continuada ou qualificação profissional; aumentar a quantidade de recursos pedagógicos para apoiar a oferta de educação profissional e tecnológica; e melhorar a qualidade do ensino médio.



O programa também envolve iniciativas como a expansão da Rede Federal de Educação; o Programa Brasil Profissionalizado; o Rede e-TecBrasil; acordo de gratuidade com os Serviços Nacionais de Aprendizagem; FIES Técnico e Empresa; e Bolsa-Formação.



APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!

Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.



O Plantão Brasil é um site independente. Se você quer ajudar na luta contra o golpismo e por um Brasil melhor, compartilhe com seus amigos e em grupos de Facebook e WhatsApp. Quanto mais gente tiver acesso às informações, menos poder terá a manipulação da mídia golpista.


Últimas notícias

Notícias do Flamengo Notícias do Corinthians