2500 visitas - Fonte: GGN
A Polícia Federal decidiu assinar um contrato, sem licitação, de R$ 49 milhões, para ter acesso a imagens de satélite por um ano.
Entre as justificativas do contrato está o monitoramento de queimadas. O Inpe, órgão que fiscaliza o desmatamento, já possui um sistema com a mesma funcionalidade.
Além disso, o Ministério da Defesa já iniciou a aquisição de um satélite com a mesma finalidade pelo valor de R$ 145 milhões.
“Quem participou da contratação diz que a empresa Planet tem a melhor resolução de imagem do mercado e consegue mapear diariamente as áreas de interesse, mostrando ocorrências desde seu início. Delegados e peritos afirmam que o sistema vai ser útil para outras investigações, como fraudes em obras, mineração irregular e plantio de ilícitos —o que vai além do trabalho do Inpe”, descreveu o jornal.
A empresa contratada com dinheiro do Fundo Nacional de Segurança, do Ministério da Justiça, é a Planet, que teria “um serviço único, que nenhuma outra empresa tem”. Com essa justificativa houve a dispensa de licitação.
O “trunfo”, na visão do governo, é que além da PF, outros ministérios e governos estaduais poderão usar as imagens.
Integrantes do Inpe ainda disseram que o problema do desmatamento não se dá por falta de imagens de monitoramento, mas por falta de infraestrutura para atuar nos locais atacados.
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.