Depois da invasão da Ucrânia, Brasil se prepara para mudar de posição com relação à Rússia

Portal Plantão Brasil
24/2/2022 13:02

Depois da invasão da Ucrânia, Brasil se prepara para mudar de posição com relação à Rússia

0 0 0 0

525 visitas - Fonte: Metrópoles

Após a invasão do território ucraniano por tropas russas nas últimas horas, o governo brasileiro prepara novo posicionamento em relação à ação da Rússia na Ucrânia. Segundo apurou a coluna com integrantes do Itamaraty e do Palácio do Planalto, o Brasil deve abandonar a naturalidade e subir o tom contra o país comandado por Vladimir Putin.


A intenção do governo brasileiro é tornar pública essa nova posição por meio de uma nota à imprensa a ser divulgada pelo Itamaraty. Desde a madrugada desta quinta-feira (24/2), diplomatas brasileiros estão em conversas internas para definir o exato posicionamento do Brasil em relação à invasão dos russos à Ucrânia.

Como a coluna antecipou nessa quarta-feira (23/2), o governo brasileiro já vinha discutindo abandonar a posição de neutralidade e passar a condenar a ação russa no Leste Europeu. Até então, porém, a ideia era se manifestar conjuntamente com outros países por meio de organismo internacional, entre eles, a ONU.


Diplomatas brasileiros ouvidos pela coluna ressaltaram, no entanto, que a situação mudou consideravelmente após a invasão e já admitem que o Brasil pode também emitir um posicionamento individual condenando a Rússia. A adesão a manifestações multilaterais também se daria, mas a avaliação é de que isso pode demorar um pouco.

Defensores de uma posição mais dura do Brasil em relação aos russos lembram que o presidente Jair Bolsonaro sempre adotou a defesa da soberania como uma das tônicas principais de seus discursos internacionais. Nesse contexto, avaliam que esse discurso pode ser questionado por outros líderes mundiais, caso o Brasil não condene a invasão à Ucrânia.


Durante encontro com Putin na semana passada em Moscou, Bolsonaro chegou a dizer que os brasileiros eram “solidários à Rússia”, sem especificar a que se referia. Após repercussão negativa, o presidente mudou o tom e, em uma segunda declaração, disse que o Brasil é solidário e respeita países que defendem soluções pacíficas para eventuais conflitos.

Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net



APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!

Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.



O Plantão Brasil é um site independente. Se você quer ajudar na luta contra o golpismo e por um Brasil melhor, compartilhe com seus amigos e em grupos de Facebook e WhatsApp. Quanto mais gente tiver acesso às informações, menos poder terá a manipulação da mídia golpista.


Últimas notícias

Notícias do Flamengo Notícias do Corinthians