O grupo hacker Anonymous declarou guerra cibernética à Rússia após o país ordenar que suas tropas militares invadissem a Ucrânia nesta quinta-feira (24). Os membros ainda avisaram que o país estaria preparando um bombardeio à capital ucraniana, Kiev.
"O coletivo Anonymous está oficialmente em guerra cibernética contra o governo russo", disse em mensagem postada no Twitter.
The Anonymous collective is officially in cyber war against the Russian government. #Anonymous#Ukraine
O coletivo de hackers também assumiu a responsabilidade por um ataque à rede de televisão estatal russa "RT News". Segundo a agência de notícias RIA Novosti, a empresa confirmou que seus sites estão sob risco de invasão.
Domínios oficiais do governo, de acordo com o Anonymous, foram derrubados. A informação foi ratificada por Dmitry Peskov, porta-voz da presidência, que comentou sobre a instabilidade em algumas páginas oficiais russas na quinta-feira.
O grupo atua de forma descentralizada em vários países e é o mesmo que vazou informações do presidente Jair Bolsonaro. Os membros também chegaram a atuar em protesto contra o assassinato de George Floyd, nos EUA, e na quebra da censura durante a Primavera Árabe. Células do Anonymous se organizam para lutar contra ações que ferem direitos humanos e liberdade.
Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.
O Plantão Brasil é um site independente. Se você quer ajudar na luta contra o golpismo e por um Brasil melhor, compartilhe com seus amigos e em grupos de Facebook e WhatsApp. Quanto mais gente tiver acesso às informações, menos poder terá a manipulação da mídia golpista.