480 visitas - Fonte: Plantão Brasil
Em decisão recente, a Justiça atendeu ao pedido dos trabalhadores das empresas de energia, exigindo que a Eletrobrás apresente 16 documentos relacionados ao apagão que afetou o Sistema Elétrico Brasileiro no dia 15 deste mês. A solicitação partiu do Sindicato dos Trabalhadores das Empresas de Energia do Rio de Janeiro e Região (Sintergia-RJ).
O juiz Cláudio Olímpio de Carvalho, do Tribunal Regional do Trabalho da 1ª Região, foi enfático ao determinar que a Eletrobrás tem um prazo de 10 dias para cumprir a ordem judicial.
Os advogados do Sintergia-RJ, Maximiliano Garcez e Diego Bochnie, celebraram a decisão, destacando que ela garante um acesso mais amplo às informações internas da empresa. Isso permitirá uma avaliação mais detalhada sobre a possível responsabilidade da Eletrobrás no recente apagão.
Além dos documentos solicitados, o Sintergia-RJ também pediu informações sobre o número de engenheiros de segurança do trabalho, treinamentos internos de prevenção e a quantidade de funcionários após a implementação do Plano de Demissão Voluntária da Eletrobrás (PDV).
Na última sexta-feira (25), o Operador Nacional do Sistema (ONS) esclareceu que uma falha na linha de transmissão da Eletrobrás Quixadá-Fortaleza II foi a causa do apagão. Segundo o ONS, usinas próximas não atuaram conforme o esperado no controle da tensão, levando ao corte de carga em 25 estados e no Distrito Federal.
A decisão da Justiça reforça a importância da transparência e da responsabilidade das grandes empresas perante a sociedade, especialmente quando se trata de serviços essenciais como o fornecimento de energia.
Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.