Macron reivindica lugar na Amazônia com território ultramarino da França na Guiana Francesa

Portal Plantão Brasil
30/8/2023 12:33

Macron reivindica lugar na Amazônia com território ultramarino da França na Guiana Francesa

0 0 0 0

786 visitas - Fonte: Plantão Brasil

Durante seu discurso anual aos embaixadores franceses em Paris, o presidente francês, Emmanuel Macron, reiterou sua surpreendente afirmação de que a França é parte integrante da Amazônia. Ele fundamentou sua declaração no fato de que a Guiana Francesa, um território ultramarino francês, abriga uma significativa extensão da floresta amazônica.

Macron expressou seu desejo de que a Guiana Francesa tenha uma representação mais próxima na Organização do Tratado de Cooperação Amazônica (OTCA). Ele também anunciou a intenção da França de candidatar-se a um lugar na OTCA.

Desde 2019, quando Macron presidiu o G7, ele tem enfatizado os benefícios transfronteiriços da Amazônia, como a regulação climática e a biodiversidade, defendendo a ideia de que a França, por meio da Guiana Francesa, é uma nação amazônica.

No entanto, a aspiração da França de se juntar à OTCA enfrenta obstáculos, já que o tratado atual não contempla novas adesões. Os oito países que atualmente são membros da OTCA já englobam toda a extensão da floresta amazônica.

A declaração de Macron promete acender debates fervorosos sobre a relação da França com a Amazônia e o futuro da cooperação regional na área.

A perspectiva de Macron sobre a Amazônia e a França é vista por muitos como uma tentativa de fortalecer a cooperação internacional em questões ambientais e de biodiversidade.

Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net



APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!

Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.



O Plantão Brasil é um site independente. Se você quer ajudar na luta contra o golpismo e por um Brasil melhor, compartilhe com seus amigos e em grupos de Facebook e WhatsApp. Quanto mais gente tiver acesso às informações, menos poder terá a manipulação da mídia golpista.


Últimas notícias

Notícias do Flamengo Notícias do Corinthians