2199 visitas - Fonte: Plantão Brasil
O desembargador Rogério Favreto, do Tribunal Regional Federal da 4ª Região, será homenageado com o título de Cidadão Porto-alegrense. Favreto ganhou destaque em 2018 por conceder habeas corpus a Lula, enfrentando o regime político da época.
Favreto foi alvo de ataques públicos por apoiadores de Sergio Moro e grupos de extrema direita. Ele teve que tomar medidas de segurança pessoal, como trocar seu número de telefone e alterar sua aparência.
A procuradora-geral da época, Raquel Dodge, denunciou Favreto criminalmente. No entanto, o ministro Luís Roberto Barroso, do STF, arquivou o caso, reconhecendo a legalidade de sua atuação.
A homenagem a Favreto é uma iniciativa do vereador Carlos Roberto Comassetto e da ex-vereadora Margareth Moraes, ambos do PT. A decisão foi aprovada pelo plenário da Câmara Municipal de Porto Alegre.
Favreto foi nomeado ao TRF-4 por Dilma Rousseff e tem uma trajetória jurídica no serviço público. Ele é o oposto de desembargadores como Thompson Flores Lenz, que têm laços com a elite e foram envolvidos em decisões controversas.
A homenagem a Favreto simboliza uma mudança de direção na sociedade de Porto Alegre, que parece querer seguir o caminho da Constituição, em contraste com decisões anteriores que favoreceram figuras ligadas à Lava Jato.
Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.