2563 visitas - Fonte: Plantão Brasil/Twitter
O ministro da Justiça, Flávio Dino, declarou que pedirá uma investigação sobre os agentes públicos envolvidos na Operação Lava Jato. Esta decisão vem após o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Dias Toffoli, anular as provas adquiridas através do acordo de leniência com a Odebrecht na mencionada operação.
Dino afirmou que, assim que o Ministério da Justiça receber oficialmente a decisão de Toffoli, ele encaminhará o caso à Polícia Federal para que seja feita uma apuração da responsabilidade criminal dos agentes públicos envolvidos.
Toffoli, em sua decisão, classificou a prisão do ex-presidente Lula como um dos "maiores erros judiciários da história do Brasil". Ele criticou os agentes da Lava Jato, afirmando que, embora tivessem objetivos aparentemente corretos, desrespeitaram o devido processo legal, descumpriram decisões judiciais superiores, subverteram provas e agiram com parcialidade.
Veja a declaração do Ministro em postagem no Twitter:
A decisão do ministro Toffolli tem dois alcances: um de natureza jurídica, reafirmando a inocência do presidente Lula, indevidamente julgado sem o devido processo legal; o outro é de natureza política, na medida em que fica o registro dos absurdos perpetrados em uma página… pic.twitter.com/U0Ndh7a1GJ
— Flávio Dino ???? (@FlavioDino) September 6, 2023