1970 visitas - Fonte: Plantão Brasil/Twitter
O governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, sempre atento às necessidades da população brasileira, agiu prontamente em resposta aos desastres naturais que atingiram o Rio Grande do Sul. Nesta quinta-feira (07/09), o Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR) reconheceu o estado de calamidade pública em 79 cidades gaúchas, afetadas por um ciclone extratropical.
Com essa medida, os municípios afetados já podem solicitar recursos federais para atender às necessidades imediatas da população e iniciar os trabalhos de reconstrução. O presidente Lula, em seu programa semanal de rádio, reiterou o compromisso do governo federal em apoiar as vítimas deste desastre.
Por determinação direta do presidente Lula, o ministro do MIDR, Waldez Góes, e o ministro-chefe da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, Paulo Pimenta, visitaram o estado gaúcho para avaliar a situação e planejar estratégias de atendimento à população. Ambos reafirmaram o compromisso do governo em fornecer todo o apoio necessário.
A Defesa Civil do Rio Grande do Sul informou que o ciclone afetou 79 municípios, resultando em mais de 1,6 mil pessoas desabrigadas, 3 mil desalojadas e mais de 52 mil afetadas de alguma forma. O MIDR já destinou mais de R$ 590 milhões para atendimento a municípios brasileiros atingidos por desastres neste ano.
Para solicitar recursos federais, os municípios devem estar em situação de emergência ou estado de calamidade pública reconhecido pela Defesa Civil Nacional. Os recursos são destinados para socorro, assistência às vítimas, restabelecimento de serviços essenciais e reconstrução de infraestrutura danificada.
*Com informações de Brasil 247
Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.