1714 visitas - Fonte: Plantão Brasil/ twitte
Em uma cerimônia em Nova Delhi, Índia, o presidente Lula recebeu o martelo simbolizando a Presidência do G20 pelas mãos do primeiro-ministro indiano, Narendra Modi. O Brasil liderará o grupo de dezembro de 2023 a novembro de 2024, com a próxima cúpula programada para o Rio de Janeiro.
Lula destacou que a presidência brasileira se concentrará em combater a fome, a desigualdade e as mudanças climáticas. Ele também enfatizou a necessidade de o G20 não se concentrar nas tensões entre a Rússia e a Ucrânia, buscando uma ação mais unificada para enfrentar os desafios globais.
Durante seu mandato, o Brasil estabelecerá duas forças-tarefa no G20: a Aliança Global contra a Fome e a Pobreza e a Mobilização Global contra a Mudança do Clima. Lula ressaltou a urgência de combater a fome e as mudanças climáticas, chamando a atenção para a necessidade de ação política e recursos.
A reforma da governança internacional também está na agenda, com o Brasil buscando maior participação de países emergentes em instituições como o Banco Mundial e o FMI. Lula também destacou a necessidade de revitalizar o OMC e reformar o Conselho de Segurança da ONU.
O Brasil, como líder do G20, organizou mais de 100 reuniões oficiais, culminando na 19ª Cúpula de Chefes de Estado e Governo do G20 no Rio de Janeiro em novembro de 2024. Lula enfatizou a importância de uma abordagem inclusiva e consistente durante a presidência brasileira.
O G20, composto por 19 das maiores economias do mundo, a União Europeia e agora a União Africana, tem como membros fixos várias entidades internacionais, incluindo ONU, FMI, Banco Mundial, OMC, OMS, OIT, FSB e OCDE.
*Com informações do Brasil247*
Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.