721 visitas - Fonte: Plantão Brasil
Durante sua participação na 18ª Cúpula do G20, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em um gesto de liderança global, reuniu-se com o primeiro-ministro dos Países Baixos, Mark Rutte, para discutir temas de suma importância para o futuro do planeta.
Lula e Rutte trocaram impressões sobre a recente Cúpula realizada em Nova Delhi, na Índia, e as perspectivas para a presidência brasileira do G20, que ocorrerá entre dezembro de 2023 e novembro de 2024. Os líderes abordaram questões cruciais como o combate à fome, pobreza, desigualdade, a transição energética, desenvolvimento sustentável e a reforma do sistema de governança internacional.
Os Países Baixos, que incluem Holanda, Bélgica e Luxemburgo, representam o maior mercado para as exportações brasileiras na Europa e o quarto maior globalmente. Em 2018, o Brasil alcançou um superávit comercial bilateral impressionante com esses países, totalizando cerca de USD 11,3 bilhões.
Durante a conversa, Lula destacou a importância da cooperação entre Brasil e Países Baixos, especialmente no setor de biocombustíveis marítimos e hidrogênio de baixa emissão. Ele também expressou satisfação com a escolha da Embraer para fornecer aeronaves à Força Aérea dos Países Baixos, reforçando os laços comerciais entre as nações.
O comércio entre Brasil e Países Baixos é diversificado, com o Brasil exportando principalmente plataformas de petróleo, farelo de soja, tubos de aço, minérios de ferro e celulose. Por outro lado, o Brasil importa combustíveis, produtos manufaturados e materiais de construção.
O fluxo de investimentos bilaterais também é robusto, com investimentos holandeses no Brasil atingindo cerca de USD 120 bilhões. Empresas brasileiras, como Petrobras, Embraer e Braskem, também têm presença significativa nos Países Baixos, fortalecendo ainda mais essa parceria estratégica.
*Com informações do Brasil 247
Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.