1733 visitas - Fonte: Plantão Brasil/ twitte
A recente pesquisa "A Cara da Democracia", conduzida pelo renomado Instituto da Democracia (IDDC-INCT), trouxe à tona a opinião dos brasileiros sobre os chocantes eventos de 8 de janeiro. Na ocasião, militantes bolsonaristas e grupos de extrema-direita promoveram ataques e vandalismo nas sedes dos Três Poderes em Brasília.
Segundo o levantamento, 43% da população acredita que Bolsonaro e grupos extremistas de direita são os principais responsáveis pelos atos golpistas. Além disso, 11% apoiam tais atos, número que coincide com a base de apoio fiel ao ex-presidente.
A pesquisa também revelou que 26% dos entrevistados veem Bolsonaro como o principal instigador, enquanto 17% culpam grupos radicais de direita. Outras figuras políticas também foram mencionadas: 8% responsabilizam o presidente Lula e 6% apontam para os militares.
A narrativa bolsonarista de que "infiltrados" seriam os verdadeiros culpados foi endossada por 13% dos entrevistados. No entanto, 17% dos participantes não conseguiram identificar um responsável direto pelos atos.
O estudo, que contou com a participação de 2.558 eleitores de 167 cidades brasileiras, foi financiado pelo CNPq e pela Fapemig. A margem de erro é de dois pontos percentuais, com um índice de confiança de 95%.
*Com informações do jornal O Globo*
Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.