1355 visitas - Fonte: Plantão Brasil/ twitte
Durante sua participação na cúpula do G77+China em Havana, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva fez um apelo pela inclusão digital, buscando uma união entre países ricos e nações em desenvolvimento.
Lula destacou a importância da Ciência e Tecnologia para o crescimento econômico e anunciou que, durante a presidência do Brasil no G20, proporá a criação de um Grupo de Trabalho de Ciência, Tecnologia e Inovação.
O presidente ressaltou a necessidade de responder às grandes transformações em curso, como a revolução digital e a transição energética, sem reeditar relações de dependência.
Lula também alertou sobre os riscos associados às grandes multinacionais de tecnologia e enfatizou a importância da soberania nacional.
Além disso, o presidente destacou a relevância do investimento em sustentabilidade ambiental e afeta a cooperação com países africanos, como Angola e Moçambique, em áreas como produtividade agrícola e produção de medicamentos.
Há duas grandes transformações em curso. Elas não podem ser moldadas por um punhado de economias ricas, reeditando a relação de dependência entre centro e periferia. A primeira é a revolução digital. E a segunda é a transição energética. Nossos países precisam ter as condições…
— Lula (@LulaOficial) September 16, 2023
Na década de oitenta, o Brasil foi pioneiro na cooperação Sul-Sul em matéria de ciência, tecnologia e inovação, ao estabelecer parceria na área nuclear com a Argentina e na área espacial com a China. Essas duas iniciativas de cooperação frutificam até hoje. Daremos novo impulso a…
— Lula (@LulaOficial) September 16, 2023
Desde que assumi meu novo mandato, estive em diversos foros com a presença de países em desenvolvimento, como a CELAC, o BRICS e o G20. O G77 corresponde a 79% da população mundial e 49% do PIB global em paridade do poder de compra. Foi fundamental para expor as anomalias do…
— Lula (@LulaOficial) September 16, 2023