Governo Lula propõe fundo para financiar indústria de defesa via BNDES

Portal Plantão Brasil
18/9/2023 15:01

Governo Lula propõe fundo para financiar indústria de defesa via BNDES

0 0 0 0

1111 visitas - Fonte: Plantão Brasil/ twitte

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva está propondo uma estratégia inovadora para fortalecer a indústria de defesa do Brasil. A ideia é criar um fundo gerido pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) para financiar exportações do setor.

O plano é usar contratos de vendas de armas como garantias para empréstimos. Isso proporcionará um fluxo de recursos adicional para empresas estatais, como Emgepron e Imbel, sem depender do orçamento federal.

Ministérios da Defesa, Indústria e Comércio e Fazenda estão envolvidos na iniciativa.José Luis Gordon, do BNDES, confirmou a intenção de incluir a indústria bélica no plano de financiamento de exportações, uma proposta endossada por Aloizio Mercadante, presidente da instituição.

O objetivo é que o setor de defesa alcance 2% do PIB, um aumento significativo em relação ao 1,05% de 2022. O lucro das vendas de exportação será usado para pagar os empréstimos do BNDES, que serão reinvestidos no setor.

A guerra na Ucrânia criou uma demanda global por produtos de defesa, abrindo oportunidades para novos fornecedores. O Brasil, cujo setor de defesa já representa 4,8% do PIB, tem potencial para expandir suas exportações, mirando regiões como oriente Médio, Sudeste Asiático e África.

*Com informações do jornal O Estado de S. Paulo*

Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net



APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!

Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.



O Plantão Brasil é um site independente. Se você quer ajudar na luta contra o golpismo e por um Brasil melhor, compartilhe com seus amigos e em grupos de Facebook e WhatsApp. Quanto mais gente tiver acesso às informações, menos poder terá a manipulação da mídia golpista.


Últimas notícias

Notícias do Flamengo Notícias do Corinthians