1037 visitas - Fonte: Plantão Brasil/ twitte
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva está propondo uma estratégia inovadora para fortalecer a indústria de defesa do Brasil. A ideia é criar um fundo gerido pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) para financiar exportações do setor.
O plano é usar contratos de vendas de armas como garantias para empréstimos. Isso proporcionará um fluxo de recursos adicional para empresas estatais, como Emgepron e Imbel, sem depender do orçamento federal.
Ministérios da Defesa, Indústria e Comércio e Fazenda estão envolvidos na iniciativa.José Luis Gordon, do BNDES, confirmou a intenção de incluir a indústria bélica no plano de financiamento de exportações, uma proposta endossada por Aloizio Mercadante, presidente da instituição.
O objetivo é que o setor de defesa alcance 2% do PIB, um aumento significativo em relação ao 1,05% de 2022. O lucro das vendas de exportação será usado para pagar os empréstimos do BNDES, que serão reinvestidos no setor.
A guerra na Ucrânia criou uma demanda global por produtos de defesa, abrindo oportunidades para novos fornecedores. O Brasil, cujo setor de defesa já representa 4,8% do PIB, tem potencial para expandir suas exportações, mirando regiões como oriente Médio, Sudeste Asiático e África.
*Com informações do jornal O Estado de S. Paulo*
Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.