Após encontro com Biden, Lula se reunirá com Zelensky em Nova Iorque

Portal Plantão Brasil
18/9/2023 15:54

Após encontro com Biden, Lula se reunirá com Zelensky em Nova Iorque

0 0 0 0

532 visitas - Fonte: Plantão Brasil

O presidente brasileiro, Luiz Inácio Lula da Silva, tem um encontro marcado com o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, na próxima quarta-feira em Nova York. Este encontro, aguardado há meses, ocorrerá no hotel onde Lula está hospedado.

Os dois líderes quase se encontraram em maio, durante a cúpula do G7 no Japão. No entanto, devido a desencontros de agendas, a reunião não ocorreu. O governo brasileiro afirma ter oferecido mais de dois horários para Zelensky, mas o presidente ucraniano não compareceu. Por outro lado, autoridades ucranianas alegam que o Brasil demorou a responder ao pedido de reunião feito por Zelensky.

Após esse desencontro, as relações bilaterais entre Brasil e Ucrânia sofreram tensões. Zelensky chegou a fazer declarações polêmicas, insinuando que Lula repetia discursos do presidente russo, Vladimir Putin.

Em março, Lula e Zelensky conversaram por telefone, e o presidente ucraniano convidou Lula para visitar Kiev. Durante a Assembleia Geral da ONU, Lula ofereceu dois horários para uma reunião com Zelensky, e o encontro está previsto para ocorrer após a abertura da Assembleia.

Lula defende a criação de um grupo de países para mediar um acordo de paz entre Rússia e Ucrânia. Zelensky, por sua vez, espera que o Brasil adote uma postura mais firme contra a Rússia. O Brasil condenou a invasão russa à Ucrânia, mas não apoia a aplicação de sanções econômicas à Rússia, uma postura defendida por países como os Estados Unidos e membros da União Europeia.

*Com informações do O Globo.

Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net



APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!

Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.



O Plantão Brasil é um site independente. Se você quer ajudar na luta contra o golpismo e por um Brasil melhor, compartilhe com seus amigos e em grupos de Facebook e WhatsApp. Quanto mais gente tiver acesso às informações, menos poder terá a manipulação da mídia golpista.


Últimas notícias

Notícias do Flamengo Notícias do Corinthians