723 visitas - Fonte: Plantão Brasil
O juiz federal Eduardo Appio, que estava afastado de suas funções desde maio, está buscando sua recondução ao cargo. Representado pelo advogado Pedro Serrano, Appio pretende acionar o TRF-4 (abrangendo os estados do PR, SC e RS) para ser reintegrado às suas funções.
A ação se baseia na recente decisão do ministro Dias Toffoli, do STF, que anulou a suspeição de Appio em relação a processos da Operação Lava-Jato e também suspendeu o processo administrativo que estava em andamento contra ele. Mesmo que Toffoli não tenha se pronunciado especificamente sobre o retorno de Appio ao cargo, a defesa do juiz está determinada a garantir sua reintegração imediata.
O afastamento de Appio está relacionado a uma gravação de uma chamada telefônica em que ele supostamente teria conversado com o advogado João Malucelli, filho do desembargador Marcelo Malucelli do TRF-4 e namorado da filha do ex-juiz Sergio Moro. João alega ter sido ameaçado na ligação, mas Appio nega qualquer contato.
Após a decisão favorável de Toffoli, que atendeu aos pedidos da defesa de Appio e reverteu as decisões adversas do TRF-4, os representantes do juiz acreditam que é o momento adequado para ele retomar suas atividades como julgador de primeira instância. Caso o TRF-4 não atenda ao pedido, a defesa planeja recorrer ao STF.
Os processos que estavam sob responsabilidade de Appio na Lava-Jato foram inicialmente transferidos para a juíza substituta Gabriela Hardt e, posteriormente, para Fábio Nunes de Martino, após o pedido de remoção de Hardt.
*Com informações de O Globo.
Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.