931 visitas - Fonte: Plantão Brasil
A Câmara Municipal de São Paulo tomou uma decisão histórica ao aprovar, com 47 votos a favor, a cassação do mandato do vereador Camilo Cristófaro (Avante) devido a comentários racistas feitos em maio do ano anterior. O processo contou com 5 abstenções e nenhum voto contrário. Dr. Adriano Santos (PSB) será o responsável por ocupar a vaga deixada por Cristófaro.
Em um áudio vazado durante a CPI dos Aplicativos em 3 de maio de 2022, Cristófaro fez a seguinte declaração: "Eles arrumaram e não lavaram a calçada. É coisa de preto, né?"
Camilo Cristófaro entrou para a história como o primeiro vereador de São Paulo a ser cassado por racismo. Antes dele, apenas Vicente Viscome e Maeli Vergniano haviam sido cassados, em 1999, no caso conhecido como Máfia dos Fiscais, durante a administração do prefeito Celso Pitta (1997-2000).
Para que a cassação fosse efetivada, eram necessários 37 votos favoráveis. Dos 55 vereadores da Câmara, apenas três não participaram da votação: o próprio Cristófaro, Ely Teruel (Podemos) e Luana Alves (PSOL), esta última sendo a autora da denúncia.
Durante sua defesa, Cristófaro afirmou: "Eu nunca fui chamado de racista por qualquer canto que eu ando nessa cidade. O negro não é bobo, não. Ele sabe quem trabalha. Aqui ninguém está me julgando. Aqui estão me executando."
O advogado de Cristófaro, Ronaldo Andrade, argumentou que a fala de seu cliente não teve intenção de ofender e que foi dita em uma conversa com um amigo de longa data. Andrade reconheceu o comentário como "infeliz", mas defendeu que não seria motivo para cassação.
Ronaldo Alves de Andrade, ex-desembargador do Tribunal de Justiça de São Paulo e advogado de Cristófaro, pontuou: "Quanto a racismo, eu estou com Djonga: é fogo nos racistas. Mas racismo, não linchamento, não tirar uma frase de contexto e classificar como racismo. Quando muito, seria preconceito racial. Racismo requer dolo, vontade deliberada de cometer o ato."
O ex-policial militar e segundo suplente do PSB, Adriano Santos, assumirá a vaga na Câmara. Ele já havia ocupado o cargo temporariamente em 2021 durante uma licença do vereador Eliseu Gabriel (PSB).
*Com informações do UOL
Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.