3731 visitas - Fonte: Plantão Brasil
A Polícia Federal lançou a operação Eldorado com o objetivo de desmantelar um esquema de contrabando e venda de ouro extraído ilegalmente, que teria movimentado cerca de R$ 6 bilhões. O ouro contrabandeado seria oriundo da Venezuela e entraria no Brasil como pagamento por exportações de alimentos de Roraima e Amazonas.
Foram emitidos dois mandados de prisão preventiva e 40 de busca e apreensão nos estados de Roraima, Amazonas, Goiás e Distrito Federal. A investigação aponta que o ouro contrabandeado era escondido em caminhões que entravam em Roraima sem os devidos procedimentos e tributação. Posteriormente, o ouro seria vendido a empresas do setor de mineração, que realizariam os pagamentos aos supermercados e distribuidoras de alimentos.
Os principais suspeitos também estariam envolvidos na mineração ilegal em Terras Indígenas Yanomami e em outros estados. Brubeyk do Nascimento, um dos alvos da operação, foi preso em Anápolis e é acusado de negociar o ouro extraído ilegalmente e de montar um esquema de remessas para o exterior.
Além da operação Eldorado, a PF também lançou a Operação Lupi, que investiga a extração, comercialização e exportação ilegais de ouro de reservas indígenas e unidades de conservação federal, bem como a lavagem de dinheiro. A Operação Emboabas, realizada no Amazonas, também foi deflagrada com foco em esquemas criminosos relacionados à mineração ilegal de ouro.
Os envolvidos podem enfrentar diversas acusações, incluindo crimes contra a ordem econômica, lavagem de dinheiro, falsidade ideológica e organização criminosa, com penas que podem chegar a 29 anos de prisão.
*Com informações do Metrópoles
Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.