522 visitas - Fonte: Plantão Brasil
A extrema-direita, ainda sob influência do ex-presidente Jair Bolsonaro, tenta desestabilizar a harmonia entre os poderes. A tentativa de obstrução de votações na Câmara, em protesto contra o STF, evidencia a resistência bolsonarista contra avanços democráticos.
Rogério Marinho, ex-ministro do Desenvolvimento Regional e aliado de Bolsonaro, liderou a ofensiva contra o Supremo, criticando decisões recentes que visam a proteção dos direitos humanos e sociais. Entre as pautas progressistas, destaca-se a descriminalização do aborto até 12 semanas e a possível descriminalização da maconha.
Marinho, em sua retórica, tenta distorcer a realidade, alegando interferência do Judiciário em competências do Legislativo. No entanto, o STF tem atuado de forma imparcial, garantindo a constitucionalidade das decisões.
Recentemente, o PL 2903/2023, que aborda a demarcação de terras indígenas, foi aprovado em regime de urgência, apesar das tentativas de obstrução bolsonarista. O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, minimizou os ataques da extrema-direita e reforçou a legitimidade da votação.
Na Câmara, a resistência bolsonarista também se manifestou. No entanto, a democracia prevalece, e a sociedade brasileira continua atenta e crítica às tentativas de retrocesso. A bancada ruralista, por exemplo, tenta impor sua visão conservadora, mas enfrenta resistência de setores progressistas.
A luta pela preservação dos direitos e pela democracia é constante, e o Brasil segue firme, com a esperança de um futuro mais justo e igualitário.
*Com informações da Revista Fórum
Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.