248 visitas - Fonte: Plantão Brasil
Em uma cerimônia marcante, o ministro Luís Roberto Barroso tomou posse como presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) nesta quinta-feira (28/9). Durante seu discurso, Barroso não poupou críticas à "recessão democrática" que, segundo ele, foi alimentada por promessas não cumpridas de oportunidades, prosperidade e segurança para todos.
Barroso, em sua fala, também destacou a necessidade de maior representatividade de mulheres e diversidade racial no Judiciário. Ele defendeu a ampliação da participação feminina nos tribunais e a inclusão de mais profissionais negros.
Ao abordar os ataques antidemocráticos de 8/1, Barroso foi enfático ao dizer que "as Forças Armadas não sucumbiram ao golpismo" e que o país precisa trabalhar pela pacificação. Ele também expressou sua gratidão à ex-presidente Dilma Rousseff, que o indicou ao STF, e mencionou a presença significativa do presidente Lula na cerimônia.
O presidente Lula, mesmo com uma cirurgia marcada para o dia seguinte, fez questão de prestigiar o evento, seguindo recomendações médicas e usando máscara. A cerimônia contou ainda com a presença de outras autoridades, como os presidentes da Câmara, Arthur Lira, e do Senado, Rodrigo Pacheco.
A cantora Maria Bethânia abrilhantou o evento ao entoar o Hino Nacional, sendo amplamente aplaudida. O decano do tribunal, Gilmar Mendes, também discursou, ressaltando a importância da cerimônia e a resistência do STF diante das ameaças recentes.
A gestão de Barroso à frente do STF promete ser marcada por decisões firmes e progressistas, reforçando o papel do Judiciário como guardião da democracia.
Assista ao víde da posse:
*Com informações de metropoles.com
Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.