451 visitas - Fonte: Plantão Brasil/X
No último domingo (1), o Congresso Nacional do PSOL, realizado em Brasília, foi palco de uma grande confusão entre diferentes grupos políticos. O tumulto teve início quando alguns militantes do partido começaram a gritar o nome de Leon Trótsky, um revolucionário russo.
Vale lembrar que o PSOL é composto por diversas correntes ideológicas, e nem todas são trotskistas. Esse simples ato foi suficiente para desencadear um conflito generalizado no palco do evento.
A eleição do PSOL também foi marcada pela vitória da historiadora Paula Coradi, que assumirá a presidência do partido. Paula, que tem o apoio do influente Guilherme Boulos e da atual direção do partido, tem uma trajetória de 14 anos no PSOL e é conhecida por sua atuação como professora e por sua participação ativa em movimentos sociais. Ela foi eleita com 67,1% dos votos e ficará no comando do partido até 2026.
Paula Coradi, ao ser eleita, destacou a importância da participação feminina nas instâncias partidárias e reforçou o compromisso do PSOL em fortalecer seus laços com os movimentos sociais. Além disso, o partido definiu suas metas para as eleições municipais de 2024, incluindo a vitória de Boulos em São Paulo e a reeleição de Edmilson Rodrigues.
A confusão no Congresso do PSOL reforça a necessidade de diálogo e união entre as diferentes correntes políticas, especialmente em um momento em que o país busca fortalecer sua democracia e garantir os direitos de todos os cidadãos.
*Com informações do Portal Fórum
Assista ao vídeo:
?? BAIXARIA | O pau de briga está rolando solto na Convenção do Psol pic.twitter.com/pXKBXwQlmE
— Bora Conversar Política (@bcppolitica) October 1, 2023