946 visitas - Fonte: Plantão Brasil
O ministro Gilmar Mendes, decano do Supremo Tribunal Federal (STF), utilizou o X, ex-Twitter, nesta terça-feira (3) para defender a integridade do STF e questionar a proposta do presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG). Pacheco sugere mandatos com prazos de oito a 12 anos para os ministros do Supremo.
Mendes, com sua vasta experiência e compromisso com a democracia, criticou a proposta e o que ele considera um "loteamento das vagas em proveito de certos órgãos". Ele alertou que tal projeto poderia desvirtuar o STF, transformando-o em "mais uma agência reguladora desvirtuada". O ministro questionou por que, após o país vivenciar uma tentativa de golpe, apenas o Supremo é alvo de propostas reformistas.
Em suas palavras, Mendes declarou: "É comovente ver o esforço retórico feito para justificar a empreitada: sonham com as Cortes Constitucionais da Europa, entretanto o mais provável é que acordem com mais uma agência reguladora desvirtuada. Talvez seja esse o objetivo. A pergunta essencial, todavia, continua a não ser formulada: após vivenciarmos uma tentativa de golpe de Estado, por que os pensamentos supostamente reformistas se dirigem apenas ao Supremo?".
*Com informações do Metrópoles
Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.