2034 visitas - Fonte: Plantão Brasil/X
O pastor evangélico Sérgio Fernandes, líder na igreja Vida Nova, causou polêmica ao se referir à Nossa Senhora Aparecida, um dos principais símbolos do catolicismo no Brasil, como "Satanás fantasiado de azul". A declaração foi feita em reação à instalação de uma estátua da santa na entrada da cidade de Bastos, localizada a 550 km da capital paulista. Durante um culto no domingo (1º), Fernandes expressou sua indignação, afirmando que a imagem "não nos representa" e que "não tem nada a ver com a gente".
O pastor criticou o uso de dinheiro público na escultura e disse que, enquanto a fé evangélica não admite a veneração de santos, considerada idolatria, ele entenderia uma homenagem à comunidade japonesa, que é vasta no município. Ele ainda acrescentou: "Põe ovo, põe galinha, põe o que quiser, mas não vem pôr o Satanás fantasiado de azul na entrada da cidade. Não traz maldição para a nossa cidade. Aquilo é ponto de contato com o inferno."

O prefeito de Bastos, Manoel Rosa (MDB), respondeu às declarações do pastor, destacando que muitos municípios brasileiros têm homenagens a santos e figuras religiosas. Ele também mencionou que, além da estátua de Nossa Senhora Aparecida, a entrada da cidade conta com a escultura de uma Bíblia e de uma pomba branca, representando o Espírito Santo. Rosa reforçou a ideia de convivência pacífica entre as religiões e mencionou ter recebido ameaças judiciais devido à imagem católica.
O episódio lembra um incidente ocorrido em 1995, quando um bispo da Igreja Universal chutou uma estátua de Aparecida em um programa de televisão, gerando grande repercussão e tensão entre católicos e evangélicos.
Veja o vídeo:
O pastor Sérgio Fernandes, da Igreja Vida Nova, de Bastos-SP, chamou a imagem de Nossa Senhora Aparecida de "Satanás fantasiado de azul".
— Andrade (@AndradeRNegro2) October 3, 2023
O vídeo mostra como a intolerância virou motivo de orgulho para muitos evangélicos. pic.twitter.com/3sdXpwna3t