801 visitas - Fonte: Plantão Brasil/ twitte
O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), defendeu a legalidade do processo que resultou no impeachment da presidente Dilma Rousseff em 2016.
Ele fez essa declaração durante um evento no Tribunal de Contas do Estado de São Paulo. Moraes afirmou que, apesar da ausência de comprovação de crime de responsabilidade, o impeachment de Dilma "seguiu as regras do jogo".
Ele destacou que o Brasil superou dois impeachments, referindo-se aos casos de Fernando Collor de Mello e Dilma Rousseff, sem desviar das normas estabelecidas. "Todos os partidos jogaram a regra do jogo", acrescentou Moraes.
Em uma nota relacionada, em agosto de 2023, o Tribunal Regional Federal da Primeira Região (TRF1) inocentou Dilma Rousseff das acusações de "pedaladas fiscais", que foram a principal razão para seu afastamento em 2016. Atualmente, Dilma preside o Novo Banco de Desenvolvimento, também conhecido como Banco do Brics.
Impeachments de Collor e Dilma seguiram as “regras do jogo” diz Alexandre de Moraes.
— Metrópoles (@Metropoles) October 6, 2023
“Todos os partidos, seja de direita, seja de esquerda, jogaram a regra do jogo constitucional”, afirmou o presidente do TSE nesta sexta-feira (6). pic.twitter.com/cbtDj3MExK