1040 visitas - Fonte: Plantão Brasil/X
O major José Eduardo Natale, do GSI, foi flagrado pelas câmeras de segurança oferecendo água a invasores no Palácio do Planalto em 8 de janeiro. Em depoimento à CPI dos atos golpistas da Câmara Distrital, Natale justificou sua ação como uma estratégia para controlar a situação e evitar que os manifestantes acessassem a sala presidencial.
Ele destacou que, naquele momento, a prioridade era gerenciar a crise, seguindo os princípios de conter, isolar e negociar, com foco na preservação de vidas. Natale, que na época atuava como Supervisor de Segurança Presidencial, inicialmente contendo os manifestantes fora do Palácio, mas não conseguiu evitar uma invasão.
Após a entrada dos manifestantes, o major se dirigiu ao terceiro andar, onde se localiza o gabinete presidencial. Ele optou por não confrontar os manifestantes, mas sim persuadi-los a deixar o local. Ao ser questionado sobre o conteúdo da copa por três manifestantes exaltados, Natale permitiu que eles pegassem água, aumentassem a excitação dos ânimos e evitassem maiores danos.
Natale reforçou que seu principal objetivo era proteger o gabinete presidencial. Ele informou aos manifestantes que o gabinete do presidente estava no andar inferior, o que fez com que eles descessem das escadas, afastando-se da área crítica.
*Com informações do jornal O Globo*
Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.