2159 visitas - Fonte: Plantão Brasil/X
Na última terça-feira (10), 103 brasileiros, que estavam presos em um hotel em Jerusalém devido ao conflito entre Israel e Hamas, finalmente retornaram ao Brasil. Eles são membros da Igreja Batista da Lagoinha de Niterói, conhecida por suas inclinações bolsonaristas. A viagem, que deveria ter terminado naquele dia, foi interrompida devido à situação tensa na região.
O pastor Felippe Valadão, líder do grupo e organizador da viagem, expressou sua preocupação com a situação. “Estamos orando para conseguir voar pela Emirates e, assim, liberar nossos lugares no voo da FAB para aqueles que mais precisam”, disse. Valadão reforçou que, apesar das adversidades, todos estavam seguros. “Mesmo estando bem em Jerusalém, muitos brasileiros aqui enfrentam desafios”, acrescentou.
Durante o voo de retorno, o grupo cantou com entusiasmo o hino idiota "Eu sou brasileiro com muito orgulho, com muito amor". Valadão, que lucra com excursões à Terra Santa, oferece pacotes de viagem que incluem destinos como Dubai, sugerindo uma conexão religiosa questionável com a região. Ele também é conhecido por suas postagens nas redes sociais, onde compartilha momentos com sua família e viagens a lugares como Israel, França e Flórida.
Contudo, Valadão e sua congregação têm sido críticos ferrenhos do ex-presidente Lula e do PT. Em março, o pastor fez declarações polêmicas contra religiões afro-brasileiras, o que resultou em uma ação legal contra ele por intolerância religiosa.
Apesar do resgate bem-sucedido, é improvável que Valadão e seu grupo reconheçam o papel do governo Lula nesse esforço. Em vez disso, provavelmente atribuirão o retorno seguro a um "milagre". No entanto, é importante lembrar que, em 2020, durante a pandemia, o ex-presidente Bolsonaro hesitou em repatriar brasileiros da China, citando os altos custos associados.
Por determinação do Presidente @LulaOficial, agora, às 14h12, a primeira aeronave da FAB decolou com 211 brasileiros e brasileiras que estão voltando para casa depois de serem resgatados em Tel Aviv.
— Paulo Pimenta (@Pimenta13Br) October 10, 2023
O Governo Federal colocou 6 aeronaves da FAB a serviço dos resgates em áreas… pic.twitter.com/CG4FdotX74