782 visitas - Fonte: Plantão Brasil
A Polícia Federal (PF) descobriu evidências de planos golpistas associados ao ex-presidente Jair Bolsonaro, que tinham como objetivo tomar o poder caso ele perdesse as eleições. As investigações apontam para uma data limite para a execução do golpe: 18 de dezembro de 2022, um dia antes da data prevista para a diplomação de Luiz Inácio Lula da Silva.
Principais pontos da investigação:
Dois Núcleos de Atuação: A investigação identificou dois núcleos trabalhando em paralelo. O primeiro, operacional, focava na organização de manifestações, bloqueios e tumultos. O segundo, político, buscava criar um "arcabouço legal" para justificar medidas de exceção após um eventual sucesso das ações do núcleo operacional.
Papéis-chave: Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Bolsonaro, e o general da reserva Walter Braga Netto, ex-ministro da Defesa, são apontados como personagens centrais na coordenação entre os dois núcleos.
Kids Pretos: A presença notável dos chamados "kids pretos", militares das Forças Especiais do Exército, foi identificada em ambos os núcleos. Alguns desses militares ocuparam cargos no governo Bolsonaro, como o general Eduardo Pazuello.
Áudios Reveladores: Um áudio captado no celular de Mauro Cid, gravado pelo coronel Ailton Barros, detalha o "cronograma do golpe". Nele, Barros discute a necessidade de um pronunciamento por parte de Bolsonaro ou do comandante Marco Antonio Freire Gomes, além da preparação de decretos de intervenção.
Objetivo do Golpe: O plano descrito por Barros no áudio incluía a prisão do ministro do Supremo e presidente do TSE, Alexandre de Moraes, e a implementação de medidas de Garantia de Lei e da Ordem (GLO) para permitir a atuação das Forças Armadas sob comando do presidente da República.
As descobertas da Polícia Federal lançam luz sobre os esforços e planos associados a Jair Bolsonaro para desestabilizar a ordem democrática do Brasil. As evidências coletadas até agora indicam uma tentativa organizada e coordenada de golpe, com a participação de figuras-chave do governo e militares.
*Com informações de O Globo
Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.