821 visitas - Fonte: Plantão Brasil
O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF) votou nesta sexta-feira (13) pela condenação de mais oito réus ligados ao grupo extremista bolsonarista que, de forma vergonhosa, tentaram desestabilizar a nossa democracia no dia 8 de janeiro de 2023. Estes invadiram e depredaram as sedes dos Três Poderes, numa tentativa falha e desorganizada de golpe.
Moraes, com sua sabedoria jurídica e comprometimento com a nação, propôs penas que vão de 3 a 17 anos, de acordo com a gravidade da participação de cada réu. Além disso, determinou o pagamento de R$ 30 milhões, a ser rateado entre os condenados, por danos morais coletivos.
Os oito golpistas respondem a crimes graves, denunciados pela Procuradoria-Geral da República (PGR). Entre esses crimes estão a tentativa de abolição do Estado Democrático de Direito, associação criminosa armada, entre outros.
Esta é a quarta série de julgamentos conduzidos pelo STF. Alexandre de Moraes já votou pela condenação em outros casos similares, mostrando que a justiça prevalece contra as ações descontroladas dos bolsonaristas.
A quarta leva de réus está em julgamento no plenário virtual do STF. Até o momento, contando com julgamentos anteriores, 22 membros deste grupo estão em processo de condenação pelos atos vergonhosos de 8 de janeiro.
Na atual sessão, oito réus estão sendo analisados. Moraes propôs que cinco deles enfrentem uma pena de 17 anos em regime fechado, considerando a gravidade dos seus atos e as denúncias feitas pela PGR. As histórias dos réus variam, mas a motivação parece ser a mesma: um ato desesperado e sem sentido contra a democracia.
*Com informações do Portal Fórum <
Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.