832 visitas - Fonte: Plantão Brasil/X
Na madrugada de 14 de outubro, o aeroporto internacional Tom Jobim, no Rio de Janeiro, recebeu mais um voo da Força Aérea Brasileira (FAB) trazendo brasileiros repatriados de Israel. O saguão de desembarque foi palco de emoções intensas, com familiares ansiosamente aguardando seus entes queridos.
Priscila Grimberg, uma das presentes, estava lá para receber sua filha, Maia, que passou dois meses em Tel Aviv estudando. Apesar de ter clareza dos históricos de riscos de ataques em Israel, Priscila expressou sua preocupação com a recente escalada de violência, incluindo invasões, sequestros e assassinatos.
O avião KC-30 da FAB, que pousou às 2h44, trouxe 207 brasileiros que solicitaram repatriação após os recentes ataques do grupo extremista palestino Hamas. Além dos passageiros, a aeronave também transportou animais de estimação.
Thiago Giraldi, de 15 anos, e seu pai estavam entre os repatriados. Eles estavam em Israel a turismo e decidiram antecipar seu retorno devido à tensão na região. Thiago descreveu a experiência como "amedrontadora", especialmente ao ouvir as sirenes de alerta.
A operação de repatriação, denominada "Voltando em Paz", já trouxe 701 brasileiros de volta ao país. Um próximo voo está previsto para partir de Tel Aviv em direção ao Brasil, e o Ministério de Relações Exteriores (MRE) está avaliando a possibilidade de voos adicionais.
O MRE confirmou a morte de três brasileiros devido aos ataques em Israel. O governo brasileiro condenou veementemente todos os atos de violência contra civis e disponibilizou contatos de emergência para brasileiros na região.
ATUALIZAÇÃO: Pouso KC-30 no Galeão (14/10)
— Paulo Pimenta (@Pimenta13Br) October 14, 2023
A aeronave KC-30 (Airbus A330 200), da @fab_oficial empregada na Operação Voltando em Paz l, do @govbr , pousou, às 2h44 (horário de Brasília) deste sábado (14/10), no Rio de Janeiro. Ao todo, 207 brasileiros e 4 pets (dois cães e dois… pic.twitter.com/YmffetkGci