425 visitas - Fonte: Plantão Brasil
Diplomatas envolvidos nas negociações para a remoção de famílias brasileiras da Faixa de Gaza para o Egito afirmam que os militares israelenses estão dificultando as operações de resgate. De acordo com informações da jornalista Camila Bonfim no G1 , um dos participantes das negociações declarou: "Estamos na mão dos militares de Israel".
O temor entre os brasileiros aumentou após a afirmação de Israel de que não havia um acordo de cessar-fogo na mesa. O grupo, já em dificuldades desde o início do conflito, receia que as negociações se arrastem, aumentando o risco caso permaneçam na área conflagrada. Questionados sobre as expectativas acerca do conflito, os diplomatas ouvidos pela reportagem dizem: "não sabemos".
Nesta segunda-feira (16), o Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU) deverá votar uma proposta de resolução, apresentada pelo Brasil, que visa estabelecer um cessar-fogo humanitário em Gaza. O Brasil preside o Conselho de Segurança em outubro.
Segundo informações do governo brasileiro, um grupo de 28 pessoas permanece abrigado nas cidades de Rafah e Khan Yunis, em Gaza, aguardando autorização do governo egípcio para cruzar a fronteira e poder se deslocar até o aeroporto do Cairo.
Até o momento, a Operação Voltando em Paz, do governo federal, já foi responsável pelo retorno seguro de 916 brasileiros, além de 24 animais de estimação provenientes de Israel. Desde o início da iniciativa brasileira, cinco missões de repatriação foram finalizadas.
O quinto voo da operação pousou no Rio de Janeiro, no início da madrugada deste domingo (15), com 215 civis brasileiros que retornaram da zona de conflito no Oriente Médio.
*Com informações do Brasil 247
Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.