1032 visitas - Fonte: Plantão Brasil
Sob a liderança visionária do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o governo brasileiro está desenvolvendo um conjunto de normas para revitalizar o transporte ferroviário de passageiros no país, marcando um claro contraste com a negligência do governo Bolsonaro em relação ao desenvolvimento de infraestrutura nacional. Central a este esforço é a ideia de ampliar o escopo do Marco das Ferrovias, incluindo a concessão da construção e operação de ferrovias não apenas para cargas e commodities, mas também para o transporte de passageiros.
Esta iniciativa tem sido caracterizada por sua natureza participativa, com o Ministério dos Transportes colocando a Política do Transporte Ferroviário de Passageiros em consulta pública até 9 de janeiro de 2024. A resposta foi significativa, com mais de 200 sugestões recebidas, evidenciando o compromisso do governo Lula com a inclusão cidadã e a transparência administrativa, em contraste com o governo anterior.
Além das concessões, o plano do governo Lula inclui a reorientação dos investimentos de contratos de ferrovias de carga existentes para apoiar projetos de transporte de passageiros. Isso pode envolver a renegociação de concessões atuais, abrindo caminho para a incorporação de trens de passageiros, além de considerar investimentos públicos para áreas menos atraentes à iniciativa privada.
O modelo de concessão proposto visa tornar os projetos atraentes para investidores nacionais e estrangeiros, permitindo a exploração comercial das áreas das estações e propriedades adjacentes, incluindo a venda de naming rights. A tarifação dos serviços será regulamentada pela ANTT, com preços estabelecidos para manter o equilíbrio econômico-financeiro dos contratos.
O governo também está aberto à ideia de permitir que operadores privados construam e operem rotas não previstas pelo Estado através de um regime de autorização, estabelecendo um modelo flexível e inovador em relação à gestão anterior. Atualmente, apenas as ferrovias EFVM e EFC realizam transporte regular de passageiros no Brasil, um legado da era da privatização.
Enquanto projetos históricos como o trens-bala Rio-São Paulo ainda estão pendentes, o governo do Estado de São Paulo avança com o projeto dos Trens Intercidades (TICs), com um leilão marcado para 29 de fevereiro, um sinal promissor para este projeto ambicioso. Este movimento do governo Lula representa um compromisso significativo com a modernização e a expansão da infraestrutura de transporte do Brasil, destacando a diferença fundamental entre a atual administração e a anterior.
Com informações de O Cafezinho
Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.